domingo, 27 de outubro de 2013

Mensagem Restituição do povo de Israel

Tema: Restituição


Profecia do século VIII

Leitura Introdutória: Is 54:7 > Por um pequeno momento, te deixei, mas com grande misericórdia te recolherei;


dicionário: restituir: 1.entregar (o que se tinha por empréstimo ou indevidamente, devolver, repor.). 2. fazer voltar ou retornar. 3. compensar, ressarcir, restituição s.f. 


Is 54:4 >vergonha da tua mocidade > escravidão no Egito

Is 54:4 >opróbrio da tua viuvez > historicamente cativeiro babilônico

> Podem os montes e as montanhas se desfazerem mas o amor de Deus por nós jamais acabará. Is 54:10


> Uma nova e bela cidade (Is 54:11-15) > Ap 21:18-21


Pano de fundo histórico: 

Idade do Ferro II (1000 - 586 a.c.) > Reino forte e centralizado nas montanhas do norte durante os séculos IX e VIII a.c.. Na segunda metade do séc. VIII o rei Oséias de Israel se revoltou contra os Assírios e foi esmagado (722 a.c.). Parte da população foi deportada e população de outas partes do império assírio foram trazidas para substituí - los, assim Israel se tornou uma província Assíria.

1ª parte: Ex 2:23,24,25 > Moisés, o libertador do povo de Israel da escravidão (vontades, razões,emoções) do Egito.


2ª parte: Jz 6:1 > os midianitas oprimiam os filhos de Israel, 

Jz 6:6 > clamaram ao Senhor porque estavam fracos (opressão) > comentário para ser usado na mensagem: "acabaram - se os alimentos, ovelhas, bois, jumentos, trombetas, cântaros e tochas"
Jz 6:14 > usou Gideão para livrar a Israel das mãos dos midianitas

3ª parte: Jó 1:8 Jó era servo de Deus, íntegro, reto, temente a Deus e se desviava do mal.

Jó 1:12 Satanás recebe a permissão de Deus para tocar em tudo que Jó possuía.
Jó 2:5-6 Satanás recebe permissão para tocar nos ossos e carne de Jó, mesmo assim Jó não pecou, seus amigos e sua esposa também se puseram contra ele.
Jó 19:25 >  Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. > Jó profetiza a restituição mesmo sem saber: 
Jó 42:10 > O Senhor mudou a sorte de Jó e lhe deu em dobro de tudo o que antes possuíra.

Desfecho: Is. 64:4 > Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera. 


Is 61:1-7 >   1 O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;  Lc 4:17-20; [Mt 11:5]; [Mc 1:38]; [Lc 4:18]; [Lc 7:22]; [Jo 20:21]; [At 10:38]; 2 a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;  [Is 63:4]; 3 a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do SENHOR, para que ele seja glorificado.  [Lc 6:21]; 4 E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os de antes destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.  Is 58:12; 5 E haverá estrangeiros que apascentarão os vossos rebanhos, e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.  6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis das riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis.  1Pe 2:5; 1Pe 2:9; Ap 1:6; Ap 5:10; [Ap 20:6]; 7 Por vossa dupla vergonha e afronta, exultarão pela sua parte; pelo que, na sua terra, possuirão o dobro e terão perpétua alegria. 


0 comentários:

Postar um comentário